OAB-RJ anuncia criação da Comissão dos Advogados do Axé
A Vice-Presidente da OAB do Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio, anunciou recentemente em seu perfil do Facebook que a Secional está implantando uma nova comissão, cujo objetivo básico de atuação será focado nas religiões de matriz africana, a Comissão dos Advogados do Axé.
Dentre as pautas a serem trabalhadas pela nova comissão estão temas como a regularização de Terreiros e imunidade tributária, como forma de intensificar o combate à intolerância religiosa e a defesa de todas as religiões de maneira igualitária.
Basilio enfatiza que a nova comissão deverá ser exemplo para as demais seccionais da OAB, bem como, para os órgãos públicos e que contará com a criação de uma ouvidoria, ferramenta para recebimento de denúncias de intolerância religiosa.
Vale lembrar que a OAB-RJ já tem uma comissão específica de combate à intolerância religiosa, o que demonstra que a criação desta nova comissão, específica para os povos de Axé, evidencia a triste realidade de que as religiões afro são o principal alvo dos intolerantes.
Atitudes concretas como esta são sempre muito bem-vindas, espera-se que realmente sirvam de exemplo como refere a dirigente da OAB, não esquecendo que não basta existirem ferramentas, órgãos e canais de apoio, é preciso antes de tudo que os religiosos das diversas vertentes afro-ameríndias, além de pautar suas ações dentro da ética que a religião impõe, também exerçam de forma plena seu direito à liberdade religiosa, especialmente denunciando prontamente quaisquer episódios de intolerância.
Fonte e foto: https://www.facebook.com/reel/1075172434007374